fundo branco.png

Perda do apetite e má alimentação

sem apetite.png

A infecção por Covid-19 pode causar dor de garganta, inflamação na laringe, tosse e alteração do padrão de respiração. Algumas pessoas necessitam de ventilação mecânica em UTI e podem ter ferimentos e enfraquecimento dos músculos utilizados para falar e ingerir. Como consequência, os pacientes podem ter dificuldade para engolir alimentos, sobretudo sólidos, sentir a sensação de ficar sem ar durante a deglutição, perceber uma mudança na voz e rouquidão. Normalmente essas alterações são transitórias tendendo a desaparecer em algumas semanas.
 
Algumas pessoas podem apresentar uma maior sensibilidade na garganta e vias aéreas superiores com fatores ambientais. Cheiros, poeira e alguns alimentos podem desencadear tosse seca, irritação e sensação de aperto na garganta.
 
A infecção por Covid-19 ainda apresenta algumas lacunas e dúvidas em relação a complicações de médio e longo prazo, no entanto, para a maioria das pessoas há melhora da deglutição e da voz com o passar do tempo. Algumas orientações podem ajudar no processo de recuperação:
 
●    Faça ingestão de líquidos em pequenos goles e com pausas entre eles. Da mesma forma, coloque pequenas quantidades de alimento na boca;
●    Observe sua postura enquanto estiver se alimentando ou ingerindo algum líquido. É importante que esteja com a coluna reta e atento à essa atividade;
●    Tente reduzir as distrações ao seu redor para se concentrar em comer e beber;
●    Evite falar enquanto se alimenta ou bebe algo. Isso pode atrapalhar a deglutição e causar engasgos;
●    Evite alimentos que demoram mais para mastigar;
●    Habitualmente, é indicado o acompanhamento com fonoaudiólogo, principalmente para aqueles pacientes que precisaram de intubação e com alterações mais significativas.

Clique nos sintomas

Falta de ar

Tosse

Fadiga e cançaso

Alteração de memoria

Dificuldade de engolir

Sem apetite

Alteração do sono

Medo e ansiedade

Olfato e paladar