Podemos ajudar na recuperação

Diante do grande número de pessoas acometidas pelo Covid-19, observa-se também uma quantidade significativa de pacientes que evoluem com sintomas crônicos que se arrastam após o quadro agudo da doença. E foi pensando em fornecer um melhor cuidado para essas pessoas que o Complexo Hospitalar UMC reuniu uma equipe multidisciplinar de especialistas para oferecer, além de todas as orientações e cuidados, o acompanhamento necessário para melhor recuperação.

Confira algumas áreas e especialidades que poderão ser indicadas para tratamento de acordo com cada queixa ou diagnóstico.

A consulta com um clínico é recomendada para um entendimento das queixas e avaliação do quadro do paciente. Para alguns poderão ser indicados exames complementares para auxiliar no melhor protocolo a ser seguido. Para outros, já serão encaminhados para nossos serviços de reabilitação e acompanhamento pós-Covid.

consulta%20clinica_edited.jpg

Alguns pacientes necessitarão de um seguimento especializado devido a alterações provocadas pela doença. Além dos sintomas da síndrome pós-Covid, sequelas pulmonares, cardiológicas ou neurológicas podem acontecer. Caso alguma alteração seja identificada será feita uma avaliação por especialistas buscando o melhor tratamento.

cardiologista_edited.jpg

A fisioterapia talvez seja o principal tratamento para restabelecer a condição de saúde. Fraqueza, falta de ar, fadiga e dor muscular são sintomas frequentes e com intensidades diferentes entre os pacientes. Entretanto, o fisioterapeuta irá trabalhar um programa de exercícios de maneira gradual para a plena recuperação da saúde.

fisioterapia_edited.jpg

A psicologia tem um papel fundamental na recuperação. Indicamos a consulta com um psicólogo, pois ele poderá te ajudar com exercícios específicos para alterações cognitivas, além de abordar sentimentos de ansiedade e medo geralmente relatados na síndrome pós-Covid.

Psicologia_edited.jpg

De acordo com a gravidade da infecção por Covid-19, os pacientes podem apresentar perda significativa de massa muscular e baixa imunidade, reflexo de um déficit nutricional ocasionado no período. Na síndrome pós-Covid, o nutricionista ajudará a estabelecer uma dieta equilibrada e, se necessário, indicará suplementos para a recuperação plena.

Nutricionista_edited.jpg

Na consulta com o clínico, de acordo com as queixas apresentadas e se o médico achar necessário, alguns exames poderão ser solicitados para auxiliar no diagnóstico, otimizar o tratamento ou então, acompanhar alguma eventual sequela da doença.

exames_edited.jpg